Estúdio Sopa Grafix leva exposição e música para bares de São Paulo

expofoto(por Andréia Martins) – Arte sonora numa exposição itinerante por São Paulo. Essa é a nova proposta da dupla à frente do estúdio de artes visuais Sopa Grafix, os artistas gráficos e músicos Bruno Mestriner e Yuri Garfunkel.

Eles se conhecem desde a 6ª série. Primeiro formaram uma banda (um toca baixo e o outro flauta) e depois se uniram para criar o estúdio, pelo qual acabam de colocar “na estrada” a exposição “Música Visual”.

A instalação, inaugurada no Coletivo Galeria, em Pinheiros, zona sul de São Paulo, no dia 3/4, reúne imagens do universo musical feitas em diversos suportes artísticos, como lona de caminhão reciclada, grafites, gravuras, impressão fotográfica, stickers e lambe-lambes. E mais: para mostrar que eles apostam na irreverência, a exposição circulará por algumas casas noturnas da cidade.

“A gente vive esse negócio de música visual. Só pára de ouvir musica pra tocar e está vendo coisas enquanto toca. Os trabalhos dessa exposição vêm desse tema que é muito natural pra gente, tanto que alguns dos nossos primeiros trabalhos, que tem mais de dois anos, fazem parte da exposição porque tratam do mesmo tema. É bem possível que ele esteja em tudo que a gente fizer”, diz Bruno em entrevista por email ao Palco Alternativo.

Gravura da exposição Músia Visual, assianda pelo Sopa Grafix
Gravura da exposição Música Visual, assianda pelo Sopa Grafix

Sobre o objetivo da exposição, para ele trata-se de dividir, ou simplesmente, trocar ideias. “O que queremos mostrar são ideias mesmo. Cada imagem é uma ideia que começa na nossa cabeça e vai se juntando com outras até virar uma imagem. Mas a ideia só termina quando outra pessoa vê essa imagem e isso vira uma ideia na cabeça dela. Queremos comunicar”, diz ele.

E como para Bruno  “muitos trabalhos são melhores de se ver no bar do que na galeria”, a exposição passará por quatro bares de São Paulo. “A gente talvez apareça”, brinca ele.

O calendário dos caras é o seguinte: dia 21 de abril a exposição passa pelo Bar Kabul, no dia 6 de maio segue para o Bar B, e no dia 4 de junho, eles encerram a peregrinação no Teta Bar, com mais um show, afinal, foi com a música que tudo começou.

“A música seguramente não é um hobby. Tocamos em diversos projetos muito antes do estúdio, juntos e separados. O Sopa é nosso trabalho visual e que anda junto com as bandas. Hoje, participamos do Encanta Realejo, um projeto que mistura música, dança, poesia e pintura, e do Frigazz, um projeto de música improvisada”, conta Bruno.

O trabalho exposto pelos dois já foi visto até fora do Brasil. “Expusemos em lugares muito interessantes em Barcelona e em Bolonha. É muito legal mostrar o trabalho para pessoas de outros países. Eles têm outro jeito de entender as coisas”, relembra Bruno, que se disse surpreso pelo interesse dos estrangeiros em temas brasileiros como os trabalhos sobre o Saci, o Curupira e a Mula Sem Cabeça expostos pela dupla.

E para finalizar, a pergunta que não quer calar: depois de estudarem, tocarem, trabalharem, criarem e morarem juntos, o que mais falta sair dessa parceira? A resposta de Bruno vem na lata: “Dinheiro”. Bom, pelo menos, ao que tudo indica, até agora eles estão se divertindo.

Confira as datas do “tour” da EXPO MÚSICA VISUAL por Sampa:

expodatas

Coletivo Galeria – Rua dos Pinheiros, 493, Pinheiros, região oeste, São Paulo. Tel.: (11) 3083-6478. Ter. a sex.: 15h às 20h; sáb.: 12h às 19h. Grátis. Expo Música Visual de 4/4 a17/4.

Bar Kabul –  Rua Pedro Taques 124, Consolação. Festa de abertura: terça-feira 21 de abril, 21h. Expo Música Visual de 21/4 a 2/5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *