O rock caipira da banda paranaense Charme Chulo

Charme Chulo
Charme Chulo

[Por Natasha Ramos]

Pense no pós-punk oitentista. Acrescente a isso música caipira, daquela bem de raiz. Pegue esses elementos e misture. Disso resultará a banda paranaense Charme Chulo.

Declaradamente influenciados por nomes tão díspares como The Smiths e Tião Carreiro & Pardinho, os caras vêm fazendo barulho por onde passam, chamando a atenção de público e crítica, que define o grupo como uma mescla de rock inglês dos anos 80 e música caipira de raiz.

Vestidos a caráter, com camisas xadrez e outros elementos que remetem ao imaginário caipira, a banda já se apresentou em diversas cidades do Brasil, em clubes e festivais alternativos, e fazem parte dessa nova leva de bandas que vale a pena ouvir.

Integrantes

Formada em 2003 pelos primos Igor Filus (vocal) e Leandro Delmonico (guitarra e viola caipira), a banda conta ainda, em sua atual formação, com Peterson Rosário (baixo) e Rony Jimenez (bateria).

Peterson e Rony entraram para a banda em 2005; eram colegas de Leandro da faculdade, onde estudavam comunicação e publicidade.  Algo curioso é que Peterson, o último a completar a formação atual, era fã da banda, fato que contribuiu para que a afinidade entre eles fosse impecável.

Além do Charme Chulo, Igor e Leandro tiveram uma banda chamada Cristiane F., Peterson tem experiências em corais e bandas religiosas e o Rony toca em bandas de punk rock 77.

Início

“Um belo dia, em 2002, eu e meu primo, insatisfeitos em ouvir e tocar apenas nossas influências de rock inglês e pós-punk, filosofávamos sobre qual seria a música brasileira mais paranaense que existia”, conta Igor em entrevista.

É então que pegaram uma fita velha, em que havia a música “Boi Soberano” da dupla caipira Tião Carreiro & Pardinho, e chegaram a uma conclusão: “é música caipira, meu filho! Isso é a coisa mais brasileira que existe por aqui”, entusiasma-se Igor.

Após tal “insight”, não tiveram dúvida: acrescentaram à guitarra e aos outros instrumentos de praxe a viola caipira, compondo assim esse mix de música regional e rock oitentista, características marcantes da banda.

Nome

Nos idos de 2002, quando ainda estava surgindo a proposta musical e estética da banda, Igor perguntou a seu primo: “Caipiras Europeus ou Charme Chulo?”.Leandro não teve dúvida: “Charme Chulo”.

“Jamais colocaríamos um nome aleatório na banda, esse nome tem toda uma relação com o trabalho como um todo”, acrescenta Igor.

Influências

Igor também nos conta de onde vem a inspiração para produzir esse o peculiar som do Charme Chulo. “Gostamos sempre de dizer: Tião Carreiro & Pardinho, Almir Sater, Legião Urbana (discos I e II), R.E.M., The Smiths, Violent Femmes (do início) e The Thrills, além de filmes do Mazzaropi e o conto “Vampiro de Curitiba”, de Dalton Trevisan”.

Músicas

A banda leva na bagagem um EP, Você Sabe Muito Bem Onde Eu Estou (2004/2005), o álbum de estreia homônimo, lançado em 2007, onde é possível encontrar a mais popular música da banda, “Mazzaropi Incriminado”, cujo clipe já pode ser conferido no youtube ou aqui:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=N2YL-nQJQm0]

Eles ainda lançaram um disco ao vivo, gravado durante o projeto curitibano intitulado Ao Vivo na Grande Garagem que Grava (2008), que reúne músicas de seus dois discos anteriores mais duas inéditas.

Onde ouvir

Os caras já se apresentaram nas principais capitais do país, (exceto as do nordeste). Dentre os festivais em que já tocaram está o Curitiba Rock festival (PR), Demo Sul (PR), Grito Rock (MT), Ruído Festival (RJ), Ampli Vol. 2 (SP) e Vaca Amarela (GO).

No site oficial da banda, músicas do EP e dos dois álbuns podem ser ouvidas e algumas estão disponíveis para download. Além disso, os caras também estão no MySpace (www.myspace.com/charmechulo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *