Você já escutou um blues de Cartola hoje?

cartola

[Colaboração para o Palco Alternativo]

Em 11 outubro de 1908, nascia um dos mais geniais compositores brasileiros, Agenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola.

Este carioca poderia ter seu nome escrito na história da música mundial se tivesse nascido em outro país, e se isso fosse verdade, não teria sido um sambista. Como sabemos, a memória do nosso povo é muito curta e aposto que 90% da nossa população nem sabe quem foi esse mestre.

Sim, apesar de ser um sambista, sua vida se confunde com muitos bluseiros. Ele trabalhava como pedreiro e foi onde herdou seu apelido, pois para proteger seus cabelos do cimento, usava um chapéu coco.

Neste período, se tornou amigo de Carlos Cachaça, responsável por lhe apresentar a vida malandra do morro e o samba. Assim, junto com mais alguns amigos, fundaram a Estação Primeira de Mangueira.

Não sei exatamente o período de sua vida que foi dado como morto, pois se afastou do samba, do morro e dos amigos. Em 1957, o jornalista Stanislau Ponte Preta o encontrou e iniciou um trabalho de divulgação, dando origem aos quatro discos de sua vida.

Mas o que me faz escrever deste mestre aqui no Blog, são as coisas da vida que fazem parte das letras de suas músicas.

Claro que quando falamos em Cartola, já lembramos de As Rosas não falam e o Mundo é um Moinho, e apesar dessas poesias maravilhosas, existem muitas outras obras que poderiam ser grandes letras de Blues.

Um exemplo é a Amor Proibido, que fala de uma paixão pela mulher de um amigo, uma outra obra é Cordas de Aço, onde ele descreve o violão como se o instrumento fosse um corpo de mulher.

Uma das mais lindas é a Peito Vazio, uma letra feita em um momento que só um homem sofrendo por amor poderia ter escrito.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uE95ZJ-vWpY]

[Roberto “Terremoto” é bluesman, guitarrista e vocalista das bandas Bimbolls Brothers e Castigo Elétrico (com a qual já participou da coluna Raio-x do Palco Alternativo), e autor do blog especializado em blues TerremotoBlues.blogspot.com]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *