A resposta para perguntas tortas

DSC_0329

A mineira Roberta Campos desponta no cenário musical com som intimista e autoral

[por Carolina Cunha]

2008. Roberta Campos acabara de sair de uma reunião que mudaria a sua vida. O assunto? A chance de emplacar uma música numa rádio de São Paulo. “Vamos tocar sua música”, disse o diretor da rádio Nova Brasil FM.

A canção era Varrendo a lua, do seu disco de estreia Para aquelas perguntas tortas. Recheado por 14 baladas que flertam com o folk e a MPB, chamou a atenção de gente como Marcelo Camelo, que declarou à Rolling Stones: “É para gente como Leandro Tavares ou Roberta Campos cantar que eu componho”.

“Eu fiquei muito surpresa e feliz. O Marcelo é um cara que admiro muito e um dos meus maiores ídolos, por um momento eu não acreditava que estava lendo aquilo. Mas isso foi um dos acontecimentos ligados a ele. Antes disso, ele chegou a ver um vídeo meu no YouTube cantando a canção dele, Doce Solidão, entrou em contato comigo para que eu fosse num show dele aqui em São Paulo e quis me conhecer, foi fantástico. Tudo isso é fantástico”, diz Roberta.

cdPara produzir o disco, a mineira adotou radicalmente o lema “faça você mesmo”. Gravou tudo na sala de seu apartamento, em São Paulo, em meio ao barulho dos carros. A fabricação caseira fez Roberta aprender sobre programas de edição de computador e sobre a arte de se virar sozinha. “Foi muito trabalhoso, afundei nas pesquisas do Google”, diz ela rindo.

Além do som, ela também fez os desenhos e chegou a cortar o papel do encarte do CD. Resultado final: um disco simples, cheio de graça, repleto de melodias embaladas por uma delicadeza acústica no formato voz e violão.

A música no rádio abriu as portas que Roberta precisava. “Me deu mais força e me fez acreditar ainda mais no que faço. Consegui tocar mais e as pessoas passaram a me conhecer. Sempre que me apresento em algum lugar e toco Varrendo a Lua vejo as pessoas se manifestando, cantando junto, é demais”.

Para lançar o disco, Roberta criou também um selo, o Xaxim Music, tudo para deixar o trabalho mais profissional. No momento, lançar outros artistas ainda não está nos planos. “Mas quem sabe no futuro”…

O início

Roberta nasceu em Caetanópolis, terra natal da cantora Clara Nunes, e morou em Paraopeba, com a avó. Deu os primeiros passos na música ainda adolescente e nunca mais perdeu a vontade de compor e viver de música.

“Eu sempre gostei muito de cantar e chamava as minhas amigas e minhas irmãs pra cantar, era minha brincadeira preferida. Daí, passei a perceber que conseguia fazer aquilo melhor que elas. Para comprovar isso, um dia ouvi minha vó dizer que eu sabia. Daí acreditei”, conta ela ao Palco Alternativo.

Aos 12 anos fez uma versão para a música On My Own, de Nikka Costa. Depois vieram suas primeiras composições.

Um coração na mão, o violão na outra

As composições iam brotando com energia e ela seguia com suas apresentações em bares locais. Até o dia em que decidiu vir a São Paulo para o show de Alanis Morissette. Ela não só viu o show como conheceu um paulistano e se apaixonou. Uma daquelas viradas do destino. Os dois namoraram à distância, casaram-se e Roberta fez as malas para viver na metrópole. Isso há 5 anos.

“Foi bastante complicado por não conhecer ninguém, deixar a família pra trás, amigos… Nesses cinco anos fiz muitos amigos, conheci São Paulo e descobri o quanto esse lugar me faz bem. Levei minha música por aí e continuo levando e buscando cada vez mais e mais coisas boas, e fazer ainda mais parte de São Paulo”, relembra Roberta.

Nem precisou de muito tempo para despontar na cena musical da cidade. Generosa com o público, não tem pressa de acontecer. Roberta está com a agenda cheia e toca onde for chamada.

Os anos em São Paulo não tiraram seu jeito bem mineiro de ser, preservado e evidente em suas apresentações. Ao vivo, é duas em uma: a garota tímida do interior de Minas, que se esconde sob a boina e os óculos, mas que em minutos, se transforma em outra, mais forte acompanhada de uma dupla de peso, sua voz e seu violão.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=jwCrI45tPwA]

Próximos passos

O segundo disco tem previsão de sair até o final do ano pela Deck Disc. Dessa vez ela vai ganhar banda e uma produção afiada, mas o difícil mesmo será a escolha do repertório, já que ela mandou mais de 100 músicas para a gravadora.

Se as músicas vão seguir a fórmula do primeiro disco, com letras e melodias românticas e leves, ela ainda não revela. “A música flui. Tudo acontece muito naturalmente, é o que sinto naquele momento, é complicado responder sobre a atitude, porque sinto tudo muito inconscientemente”.

MySpace: www.myspace.com/robertacampos

Jogo rápido

Seu estilo: “Acho que não da pra definir, às vezes penso nisso e não chego a nenhuma conclusão. Acabei fazendo um mix de tudo e jogando nas minhas canções”.

Sua música mais especial:De Janeiro á Janeiro, porque a fiz para o meu namorado, hoje meu marido! Essa música foi a coisa mais verdadeira e cheia de sentimentos que fiz até então”.

Quem tem chamado sua atenção: “Dandy, um poeta cantador, como ele mesmo se apresenta. É fantástico como ele é autêntico, e como sua música tem sentimento e amor”.

Você e seu violão são inseparáveis? “Somos sim! Costumo dizer que meu violão é parte do meu corpo, sem ele parece faltar um braço. Não consigo passar um só dia sem dedilhar e cantar uma notinha que seja”.

Quando não está cantando ou compondo: “Adoro assistir filmes, ouvir música, bandas e cantores novos, ir a shows, andar pela Paulista sem compromisso, horário. Ler, ver vídeos na internet, sair e conversar com amigos, ficar jogada no sofá sonhando sem limites”. (risos)

A melhor resposta para aquelas perguntas tortas: “O meu amor”.

[Carolina Cunha – Brasiliense e neo-paulistana, é formada em publicidade pela ESPM e atualmente estuda jornalismo na PUC. Trabalha com comunicação, alimenta-se de batidas sonoras e acha que música boa é aquela que dá vontade de apertar o play – mais de uma vez]

4 thoughts on “A resposta para perguntas tortas

  1. Achei muito legal a matéria. Já conheço o trabalho da Roberta (sou encantada!!!) e agora pude conhecer um pouco sobre sua vida, seus sonhos e projetos. Parabéns por tudo que escreveu e pela escolha da entrevistada… ótima qualidade!!! 🙂

  2. Carol e todos do Palco Alternativo, parabéns pelo talento e a oportunidade em mostrar o trabalho de novos artistas! Obrigada pela matéria sobre mim!
    Beijos, Roberta Campos_

  3. Excelente matéria! Gosto muito do trabalho de Roberta também.
    Abraço
    Jovane

  4. umas das minhas maiores descobertas nesse ano!
    é sucesso essa moça, vejo sua estrela brilhando mais e mais a cada dia.
    materia maravilhosa, lindo blog, estarei sempre por aqui.
    beijo
    Plínio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *