Skapolca, samba, groove… esse é o Sobrado 112

Sobrado 112: disco instrumental saindo do forno em parceria com Buguinha Dub

[por Andréia Martins]

O Sobrado 112 não é uma banda da qual poucos ouviram falar. Mas se você ainda não conhece, prepare-se para saber um pouco mais desse sexteto cujo gênero musical foi batizado de skapolca, apostando no groove e naquele sambinha nosso de cada dia.

A história do grupo começou em 2005, quando Victor saiu de Ribeirão Preto rumo ao Rio de Janeiro. Ele alugou um casarão na Glória com Claudinho (percussionista), na Rua Benjamin Constant, 112. Daí a origem do nome.

“Morei lá por um ano e quando saí da casa, o Leandro entrou para ocupar o quarto que eu deixei vago. Nessa época estavamos fazendo muito som em casa, criando músicas e foi praticamente natural o início da banda. Todos vinham de trajetórias com outras bandas e estávamos afim de criar a nossa parada, o nosso som. Foi a partir daí que tudo começou”, conta Victor em entrevista ao Palco Alternativo.

E começou com Desmanche, primeiro disco da banda, com participações especiais de Aldir Blanc e Lucas Santana. “Desmanche foi um marco importante na nossa carreira. Foi o nosso primeiro àlbum, nossa primeira vivência juntos em estúdio. Naquela época, não tínhamos a mesma formação que temos hoje. A relação com tudo era diferente. Eu e o Leandro fizemos toda a produção do disco e isso exigiu muito de nós”, conta Victor.

Mas a grande guinada do Sobrado aconteceu em 2008, quando juntaram-se à trupe Maurício Calmon, Pedro Dantas e Miguel Martins. A banda foi  destaque no festival caricoa Bota Pra Fazer Música e chamou a atenção do pessoal da OI FM, que iria apoiar a gravação do próximo disco, Isso Nunca Me Aconteceu Hoje.

Letras do cotidiano, groove, samba, reggae e pitadas de rock: esse é o som do Sobrado 112 em "Isso Nunca Me Aconteceu Hoje"

Com Bid na produção, o mesmo que produziu Afrociberdelia, de Chico Science & Nação Zumbi, Isso Nunca Me Aconteceu Hoje é um disco mais forte, que para Victor, mostra um lado mais expressivo do grupo. “Ele mostra um Sobrado 112 mais maduro, que sabe onde quer chegar. Isso é bem claro pela influência do rock. Tem muita guitarra e estruturas mais rockeadas,  sem deixar de lado o samba e delicadeza do jazz”.

O rock está em diversas faixas, mas o sexteto ainda faz uma boa mistura, como o ska Eu não quero ter razão, o sambinha cotidiano de Café, ou ainda o reggae de Duas de Cinco, entre outras. Nas letra, versos que falam do cotidiano,  uma espécie de crônica bem ritimada do dia a dia.

Sobre o tempo passado com o produtor Bid, só boas lembranças. “Ele virou praticamente um membro da banda por um período. Acho que ele nos fez enxergar o nosso potencial. Nos ensinou a ser mais cuidadosos com o estúdio e a pensar com mais carinho nas canções. Ele direcionou tudo pra um lado muito positivo. A conexão entre nós foi 100%. Ficamos no estúdio dele por um mês gravando todo dia. Dá até saudade”, diz Victor.

Agora, o próximo plano da banda é lançar o segundo disco. Isso mesmo. Depois do carnaval o grupo vai lançar aquele que seria o seu segundo disco, Skapolquinha, um disco instrumental gravado ao vivo – e em um dia – no YB estúdio em São Paulo, em junho de 2009, com o amigo Buguinha Dub, produtor e nome forte do dub no Brasil.

Abaixo, o vídeo de Grajaú, uma canção curiosa que Victor garante: “Foi uma história que não aconteceu, fruto de nossa imaginação”.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=xwmNS4AoCCw&feature=PlayList&p=B69520BE1E971F50&playnext=1&playnext_from=PL&index=8]

Para ouvir e saber mais

Quem quiser ouvir e conhecer melhor o Sobrado 112, basta acessar o blog da banda no site www.sobrado112.com. Lá, além das músicas, a galera costuma postar coisas do dia a dia, o que deixa o clima bem sala de casa, entre amigos.

E mais: o disco Isso Nunca Me Aconteceu Antes já pode ser adquirido nas lojas Saraiva, inclusive pela internet. Para quem está na grande São Paulo a taxa de entrega é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *