Cantora japonesa com alma brasileira

O Palco Alternativo entrevistou a cantora japonesa Tsubasa Imamura, conhecida por suas versões de canções da MPB

[Por Rafael Gushiken]

É comum encontrar cantores e cantoras que se arriscam no inglês, quando esta não é sua língua nativa. Agora, difícil é encontrar cantores internacionais que se arriscam a interpretar músicas brasileiras. São poucos e, geralmente, quando o fazem, escolhem algum sucesso da bossa nova, exemplos como Brigitte Bardot, o duo Everything But the Girl e a banda Cibo Matto que regravaram clássicos de Tom, Vinícius e Carlos Lyra. Da MPB, a cantora Björk chegou a regravar uma versão de “Travessia” com o próprio Milton Nascimento em estúdio, mas é um caso mais isolado.

Show de Tsubasa Imamura em São Paulo, no Centro Cultural, em São Paulo. Foto: Rafael Gushiken

Integrando esse time de artistas internacionais que regravaram sucessos brasileiros, está a japonesa Tsubasa Imamura, de 27 anos. Ela não tem um nome de peso como os citados anteriormente, porém ela surpreende, justamente por ter regravado uma quantidade maior e de diversos estilos musicais do Brasil, desde o rock de Raul Seixas e Legião Urbana à MPB de Caetano, Marisa Monte e até da Sandy em fase solo. Além disso, Tsubasa também faz composições em português depois que começou a estudar a nossa língua, tendo como primeiro trabalho, a música em ritmo de baladinha pop intitulada de “Singular”.

Em seu canal no YouTube que a deixou mais famosa, principalmente por aqui, estão todos os videoclipes das versões que ela adaptou com algumas partes nas músicas cantadas em japonês e até com arranjos de instrumentos tipicamente orientais, ou seja, ela tenta inserir um pouco da cultura japonesa nesses covers. Seu último trabalho de cover gravado especialmente para o canal dela, é uma versão de “Te Devoro” de Djavan, que contou com a presença do próprio filho do cantor nessa gravação, o também músico Max Viana.

>> Confira a lista completa dos covers de músicas brasileiras por Tsubasa Imamura, clique aqui.

O Palco Alternativo esteve no show de Tsubasa em São Paulo na sua recente turnê pelo Brasil, e ela nos concedeu uma entrevista exclusiva juntamente com o seu produtor musical, Robert Regonati, o brasileiro responsável pela idealização das gravações, produções, parcerias e da consolidação da carreira da cantora, confira!

Show de Tsubasa Imamura em São Paulo, no Centro Cultural, em São Paulo. Foto: Rafael Gushiken

Palco Alternativo: Por que você se interessou em gravar músicas brasileiras?
Tsubasa I.: Eu já ouvia músicas brasileiras desde que comecei a tocar violão, e a ideia de cantá-las surgiu quando eu comecei a me apresentar aqui no Brasil, a partir de 2009 nesses festivais temáticos japoneses (Tanabata Matsuri, Festival do Japão e etc) que ocorriam sempre no mês de julho, ou seja, vinha para cá uma vez por ano e achava a espera longa para a volta no ano seguinte. Então, para encurtar essa distância enquanto estava no Japão e manter um elo de comunicação com os meus fãs brasileiros que fui adquirindo a cada ano que me apresentava por aqui, resolvi criar o meu canal no YouTube e comecei a publicar as minhas versões covers.

PA: Algum dos autores das músicas originais, chegaram a ver esses vídeos das versões covers publicados no seu canal do YouTube?
Tsubasa I.: Todos os artistas viram a sua respectiva música gravada por mim e deixaram registrados os seus elogios no espaço de comentários do vídeo, com a exceção de Caetano (ainda!), do qual regravei “Sozinho”.

Robert R.: A primeira artista a se manifestar foi a Sandy, que compartilhou a versão de “Pés Cansados” nos perfis pessoais dela, de Facebook e Twitter, declarando: “Amei, demais!”, e até a mãe dela também chegou a comentar do vídeo: “Muito fofo, legal mesmo”. Depois foi a vez da Paula Toller, do Kid Abelha, também compartilhou a versão de “Amanhã é 23” nos perfis pessoais dela, de Facebook e Twitter, mencionando em inglês: “Stylish girl”, e não bastando isso, ela mesma começou a divulgar esse vídeo da versão da Tsubasa. Em seguida, foi a vez do Humberto Gessinger que compartilhou em seu perfil pessoal do Facebook, a versão de “Pra Ser Sincero” dos Engenheiros e comentou: “Algumas coisas ainda me emocionam”, pois ele estava em uma fase muito down devido à relevância que as pessoas fazem dele somente pela carreira dos Engenheiros e não da fase solo, o qual ele está empenhado atualmente.

Logo que lançamos a versão de “Maluco Beleza”, a filha do Raul, Vivi Seixas, ficou super empolgada e nos contatou para realizar uma parceria com a Tsubasa no Rio, já estamos agilizando isso. Depois lançamos a versão de “Codinome Beija-Flor” e a mãe do Cazuza, Lucinha Araújo, através da fanpage da Fundação Viva Cazuza, declarou total apoio para que a Tsubasa faça mais versões das músicas do filho dela. E recentemente, lançamos a versão de “Te Devoro” com a participação especial do filho do Djavan, o Max Viana, que é amigo pessoal da gente, e até rolou uma aparição da Tsubasa com ele no canal de TV por assinatura, Multishow.

Show de Tsubasa Imamura no Centro Cultural Hiroshima, em São Paulo. Foto: Rafael Gushiken

PA: Sobre a relação de vocês dois, como se conheceram e como surgiu essa parceria?
Tsubasa I.: Antes de ser cantora profissional, eu toquei em várias bandas mas não me dei bem em nenhuma delas, então resolvi seguir como cantora solo tocando em vários clubes e casas de show em Tóquio e região.

Robert R.: (continuando a fala dela) Até ela vir tocar na minha casa de show que eu tenho lá em Tóquio e foi assim que nos conhecemos. Após várias conversas de prováveis projetos, finalmente decidimos trabalhar juntos.

Tsubasa Imamjura e seu produtor musical, Robert Regonati. Foto: Rafael Gushiken

P.A.: Dessa parceira, o que foi realizado, quantos álbuns foram produzidos e lançados?
Robert R.: Foram lançados três álbuns e um DVD, o primeiro foi lançado em 2009, intitulado “Ame no yoruni” (Numa noite chuvosa). Depois, a Tsubasa recebeu um convite de uma gravadora major japonesa, Pony Canyon, para gravar covers de J-Pop (Japanese Pop Music) no estilo dela, voz e violão basicamente, e esse álbum, “Tayou no Suna Makura” (Travesseiro de areia do Sol) teve grande aceitação no mercado, o que rendeu participações dela em festivais de música no Japão e outros países, incluindo o Brasil. Em 2010, ela lançou um DVD ao vivo que foi gravado no teatro da cidade natal dela no Japão, e contou com músicos americanos, o mais conhecido é o Kim Deschamps (ex-Cowboy Junkies), é ele que está no vídeo do cover de “Maluco Beleza”, no qual fez a gravação com ela. E o último álbum, lançado em 2012, é o “How to Fly”, com músicas originais.

Tsubasa Imamura e Robert Regonati no momento da entrevista. Foto: Rafael Gushiken/Renan Nunes

PA: Nesse último álbum, How to Fly, na faixa “Maby Lady” tem uma participação do Robert cantando com ela em ritmo de samba, gostaria que vocês comentassem sobre o processo de composição e gravação dela.
Robert R.: A história dessa música é que no início só existia metade dela, e não tinha a intenção de ser um samba e sim um estilo bem lento como ela já costuma cantar, e a música é sobre uma menina que reclama de um cara que não entende nada o que ela quer (risos). Como havíamos gravado o álbum todo no Texas (EUA), eu a sugeri de gravarmos uma faixa no Brasil, já que ela vem todo ano para cá. Consegui contatar um outro produtor que fez a co-produção dessa faixa trazendo músicos brasileiros para a gravação, aí veio o samba. Também inseri a voz masculina na música para compor um diálogo, que seria o tal cara respondendo para ela: “você que não me entende!” (mais risos).

Agradecimentos: Robert Regonati (Colormark Music), Akira Saito (Centro Cultural Hiroshima) e Renan Nunes.

> Canal YouTube Tsubasa Imamura Brasil: http://www.youtube.com/cantoratsubasa

> Fanpage Facebook Tsubasa Imamura Brasil: https://www.facebook.com/cantoratsubasa

> Para escutar a música Maby Lady, clique aqui!

2 thoughts on “Cantora japonesa com alma brasileira

  1. Gosto muito das sua versões de canções brasileiras e composição em japonês.

    Gostaria muito de saber quando você virá cantar na cidade Ribeirão Preto em São Paulo.

    Abraço

    Maria Cristina

  2. Olá, gostaria de enviar vídeo de uma música minha para veiculação no site.

    Como faço?

    Saudações,

    Fernando Atallaia
    Cantor e Compositor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *