Edgar Allan Poe is alive!

Edgar_Allan_Poe_daguerreotype_crop

166 anos após sua morte, escritor continua a adentrar mentes e influenciar artistas

[Por Magdalena Bertola]

Há exatos 166 anos falecia, nos Estados Unidos, um dos maiores nomes da literatura fantástica do mundo, Edgar Allan Poe.

Mas ei, por que isso está no Palco Alternativo? Calma, sabemos que esse não é um site de literatura!

Edgar Allan Poe tinha apenas 40 anos quando morreu e deixou uma vasta obra que até hoje influência mentes ao redor do mundo, inclusive na música. De metal à indie rock, artistas se utilizam de seus contos e poemas para criar obras sonoras, e, por isso, fizemos uma seleção de oito bandas que se inspiraram em toda a decadência e morbidez do escritor norte-americano:

Artic Monkeys

A banda cita o escritor na letra de You’re so Dark, juntamente com outro autor do mesmo gênero, e fã declarado de Poe, H.P. Lovecraft.

Stevie Nicks

A ex-vocalista do Fleetwood Mac adaptou o conto Annabel Lee, de Poe, para a música quando tinha apenas 17 anos. O narrador do poema conta sobre o amor que sentia pela personagem que batiza a obra, e, como é clássico no ultra romantismo, a morte da musa.
Esse foi o resultado:

Omnia

A banda holandesa de música folclórica Omnia recita, musicalmente, o poema O Corvo, na faixa “The Raven”, do álbum Alive! A obra de Poe trata da história de um homem que, ao receber a visita de um corvo em uma madrugada invernal, é tentado a se lembrar de sua falecida amada Lenore, e tem a loucura atiçada.

Lou Reed

O Lou Reed não se contentou apenas em lançar uma faixa recitando do poema “O Corvo” (The Raven), como também tem uma com o nome do próprio escritor. Nessa letra, Lou cita, além d’O Corvo, A Queda da Casa de Usher, Annabel Lee e O Coração Delator.

Iron Maiden

O Iron Maiden, um dos maiores ícones do heavy metal, também tem uma música baseada em um conto de Poe, Murders in the Rue Morgue conta a história do Assassinato na Rua Morgue a partir da visão de uma pessoa acusada de ter matado as personagens do conto.

Nox Arcana

Já o Nox Arcana não ficou feliz em fazer uma ou duas faixas sobre o autor. Ao invés disso, a dupla de dark ambient lançou um álbum inteiro, Shadow of the Raven, com faixas batizadas com os nomes de contos e poemas de Edgar.

Alan Parsons Project

Assim como o Nox Arcana, a banda Alan Parsons Project lançou um álbum inteiro relacionado ao escritor. Tales of Mystery and Imagination foi lançado em1976 e conta com cinco faixas nomeadas a partir de obras de Poe. São elas “The Tell-Tale Heart” (O Coração Delator), “A Dream Within a Dream” (Sonho Dentro de um Sonho), “The Raven” (O Corvo), “The Cask of Amotillado” (O Barril de Amontilado) e “(The System of) Dr. Tarr and Professor Fether” ((O Sistema de) Doutor Tarr e Professor Fether).

Blitzkid

Já a banda de horrorpunk Blitzkid tem uma música, “The Casque of Amotillado” recontando o conto “O Barril de Amontilado” de maneira rápida e característica. O conto em questao trata da vingança do narrador contra um conhecido, chamado Fortunato.

 

E você, sabe de mais algum escritor tão homenageado assim por bandas e estilos tão diferentes? Se sim, conta pra gente nos comentários 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *