#JáOuviu? O “Rock Errado” do Seu Juvenal

[Por Marina Macêdo]

“Muito punk pra ser metal e muito vintage pra ser indie.” Essa é a definição da banda Seu Juvenal, fornecida por eles mesmos em sua página no Facebook. Estranho, né?! Tudo bem, eles também acham!

Uma banda com 20 anos de estrada, de músicas consistentes e roupagem modernosa (mas com um pezinho no punk e hardcore), eles já conquistaram seu espaço na música independente de Minas Gerais e estão a caminho da Europa, numa turnê de 7 apresentações em países do leste europeu. Nunca ouviu o “Rock Errado” do Seu Juvenal? Então vem com a gente que contamos tudo sobre esses mineirinhos que estão com a bola toda!

Quem: Bruno Bastos que, com sua voz rouca e uma boa dose de gritaria detona no vocal com músicas autorais de responsa; Edson Zacca – Guitarra/Violão/Voz dá o tom consistente e profissa da banda; Alexandre Tito – Baixo; e Renato Zaca – Bateria/Voz, são o trio instrumental que comanda a paulêra. “Nós não somos bonitos e nem coloridos. Não tocamos na rádio e não nos enquadramos em nenhum segmento. Fazemos rock do jeito errado para os padrões do politicamente correto”, é o que diz o baterista Renato Zaca, sempre que perguntado.

De onde vem: Banda formada em Uberaba, no Triângulo Mineiro em 1997 que, após o lançamento de algumas demos e participação em festivais, mudaram-se em 2008 para Ouro Preto com a atual formação.

Quem vai gostar: Com referências que vão de Itamar Assumpção a Led Zeppelin, passando por Sonic Youth, Venom, Melvins e Ramones, são os amantes de músicas bem feitinhas e densas que irão gostar. Músicas autorais, com letras políticas e instigantes em português, guitarras marcantes e bateria densa, são marcas da banda.

Seu-Juvenal

O que já fizeram: A primeira demo intitulada “Cyberjecas no Sertão da Farinha Podre”, foi lançada em 1998 e gravada em São Paulo sob produção de Rainer Tankred Pappon (Central Scrutinizer Band). A banda gravou três discos, “Guitarra de Pau Seco” de 2004 , “Caixa Preta” em 2008 e “Rock Errado”, em 2015, lançado exclusivamente em vinil pela gravadora Sapólio Rádio.

Atualmente estão com um novo projeto chamado Maldito Rock, onde repaginaram, com uma audácia ímpar, clássicos do Lado B da música popular brasileira. Com uma variação musical incrível, o repertório dos caras é recheado de músicas pouco comerciais de compositores como Walter Franco, Sérgio Sampaio, Itamar Assumpção e Jards Macalé. Com esse novo projeto o Seu Juvenal tem uma proposta inovadora e ao mesmo tempo audaciosa: “transformar a poesia desses mestres em algo novo, como numa disponibilização do passado ao futuro, rumo ao desconhecido.”

Por que ouvir: Desde o lançamento de “Rock Errado” a agenda dos caras não para. No ano de lançamento, chegou a ser indicado para o Prêmio Dynamite 2016, na categoria “Melhor Álbum de Rock”, onde também figuraram grupos de destaque como Far From Alaska, Cidadão Instigado e Nação Zumbi.

Alexandre, o baixista, ainda mora em Uberaba e conciliar a rotina de ensaios, com shows e viagens não é coisa fácil. Mas é só chamar que estão sempre animados para um role. Inclusive, já estão de malas prontas para sua primeira turnê internacional. Eles acabam de ser selecionados pelo programa Música Minas da Secretaria de Cultura de Minas Gerais e em setembro embarcam para 7 shows no leste Europeu. O projeto de turnê foi um dos 12 selecionados entre as 51 propostas inscritas para o financiamento desse ano. A “Rock Errado European Tour” acontecerá nessas datas (vai que ta passando por ali, né?!):

22/09 – As (República Tcheca) – Cihellna
23/09 – Vraclav (República Tcheca) – Zastavka
24/09 – Krakow (Polônia) – Cemetery Pub
27/09 – Banska Bystrica (Eslováquia) – Klub 77
28/09 – Poprad (Eslováquia) – Haliganda
29/09 – RoŽňava (Eslováquia) – Rakwa Music Club
30/09 – Moldava nad Bodvou (Eslováquia) – Amfitea

Por onde começar: Com 20 anos de estrada os caras tem material em clipes, shows e Spotify disponíveis pra curtir. Eu sempre indico uma ordem cronológica pra ver o amadurecimento da banda, nesse sentido o álbum Guitarra do pau seco de 2004 é um ótimo começo! A faixa “Guerrilha Cultural” tem um clipe no Youtube.

Na sequência o álbum Caixa Preta, de 2008, vem consagrar o estilo rock errado da banda que futuramente se tornaria o nome do terceiro disco em 2015. E finalmente o Rock Errado! Vale a pena dar uma olhada em todos os vídeos disponíveis no Youtube! Aqui destaco o vídeo-poesia “Asfalto”. E o clipe da música “Burca”.

Aproveitem o rock dos meninos que já já estão embarcando pra Europa. Vai que não os deixam voltar?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *