Kraftwerk libera cinco dos seus álbuns em alemão pela primeira vez em plataformas digitais

Versões originais em alemão de cinco álbuns de estúdio do Kraftwerk disponíveis para streaming e download em todo o mundo pela primeira vez

Pioneiros do krautrock e da música eletrônica, os caras do Kraftwerk anunciaram que vão disponibilizar uma série de lançamentos pela primeira vez em versão digital a partir de 3 de julho. Esses lançamentos incluem as versões originais em alemão de cinco de seus álbuns: Trans Europa Express (1977), Die Mensch-Maschine (1978), Computerwelt (1981),  Techno Pop (2009) e The Mix (1991), antes acessíveis apenas na Alemanha, Suíça e Áustria, e que estarão disponíveis no mundo todo por meio das plataformas digitais Amazon HD e Tidal.

Além destes cinco lançamentos, o Kraftwerk vai liberar o mix em Dolby Atmos / HD Surround do 3-D The Catalogue, ganhador, em 2017, de Grammy Award, na categoria audio/video documentário, e que agora estará disponível pela primeira vez também na Amazon HD e Tidal. Simultaneamente, será disponibilizada a versão estéreo do 3-D Der Katalog, edição na língua alemã do 3-D Catalogue, acessível mundialmente nas duas plataformas.

3-D The Catalogue/3-D Der Katalog é o segundo álbum ao vivo oficial da Kraftwerk, lançado em 2017 em vários formatos, incluindo um conjunto de caixas Blu-ray para quatro discos, um conjunto para caixas de CD com oito discos e um conjunto para caixas de vinil com nove discos. O álbum documenta a turnê 1 2 3 4 5 6 7 8 da banda alemã em vários museus e salas de concerto ao redor do mundo.

Em maio deste ano, Florian Schneider, co-fundador do Kraftwerk, veio a falecer aos 73 anos. As notícias foram confirmadas por seu colega de banda, Ralf Hütter, com quem fundou a Kraftwerk em Düsseldorf em 1970. Os primeiros trabalhos da dupla, Kraftwerk (1970), Kraftwerk 2 (1972) e Ralf und Florian (1973) tinham uma veia mais progressiva que o álbum que os fez famosos Autobahn, lançado em 1974, que colocou a banda em sua conhecida direção mais exploratória da música eletrônica.

O Kraftwerk embarcaria em uma enorme turnê de Aniversário de 50 anos da banda com seu lendário show 3D este ano. No entanto, esta teve de ser adiada devido à pandemia em curso da COVID-19.

Enquanto os lançamentos não são liberados, você pode ouvir as versões em alemão de “Das Model” e “Trans Europa Express” abaixo:

Da redação com informações da LoudersoundRockaxis e Djmag.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *