10 músicas para ouvir no fim de semana #06

Por Lucas Lima

Com a chuva de singles lançados toda semana, pode ser difícil escolher o que ouvir. Tendo este pretexto como base, selecionamos e divulgamos semanalmente 10 canções lançadas recentemente para você ouvir no final de semana. Você pode escutar as faixas em nossa playlist, que é atualizada a cada sete dias (acesse no final da matéria). Confira os artistas da sexta edição:

Elba Ramalho – Maçã do Rosto

Elba Ramalho já tem pronto seu próximo álbum, “”Eu e Vocês” e, enquanto o registro não sai, a artista vai soltar alguns singles para nos dar um gostinho do que será o álbum. A primeira é “Maçã do Rosto”, composição de Djavan que tem grande conectividade com o disco anterior da artista, “O Ouro do Pé da Estrada”. 

Verdan – Falar

Com base em sonoridade inspirada na banda inglesa The 1975, a banda Verdan reflete sobre a luta contra preconceitos e os males gerais da sociedade nesta faixa que tem também pitadas de brasilidade. 

“Muitas vezes tentamos negar a existência de determinadas coisas. Isso ocorre porque não reparamos que elas ainda estão ali, enraizadas na sociedade. O racismo é um exemplo disso. Nós estamos no século XXI e ele ainda existe, assim como a fome e o feminicídio. Essa música vai de encontro à ideia de levar tudo isso à tona para as pessoas”, conta o vocalista e guitarrista Gustavo Gabler.

Exclusive e os Cabides – Gato Preto

Banda que tem ganhado espaço no cenário independente de Santa Catarina, a Exclusive e os Cabides prepara seu álbum debute e, enquanto o registro não chega aos ouvidos do público, temos algumas pistas do que está por vim. Em “Gato Preto”, a banda excursiona no experimentalismo, trazendo um lo-fi em paralelo da psicodelia. 

Os Alacantos – Aqui Pra Você

O título desta canção pode até parecer agressivo, mas, pelo contrário, a faixa é um samba cheio de charme e divertido, tendo em vista que os assuntos centrais são os pequenos desentendimentos de um relacionamento.

“Essa música é um convite para rirmos dos nossos pequenos problemas e um alerta para não atribuirmos a eles um tamanho que eles não têm. Afinal, nossa sociedade está enfrentando muitas questões graves que merecem nossa atenção. Que o humor nos ajude a atravessar este momento”, contam os artistas.

Leo Fressato – Vênus Com Jardim

Celebração do amor, “Vênus Com Jardim” é uma faixa de vibe muito gostosa, que mescla a nossa tradicional MPB com elementos modernos, o que resulta em uma grande riqueza musical. A atmosfera que a música traz é de calor humano, vital neste período difícil de tantas friezas. 

João Mar e Mari Azevedo – Cê Faz

O grudento refrão é bom sinal para esta canção apaixonada, pop,  sem medo de doer. A sonoridade vai mais para o MPB do que o formato, já tanto explorado e aqui proposto da poesia acústica. 

Choice – Mudanças

O rapper Choice rima sobre dúvidas, críticas e sentimentos gerados por conta da pandemia e tudo o que ela tem causado nos âmbitos políticos e sociais. 

Dexter, Coruja BC1, Djonga – Voz Ativa

Um clássico dos Racionais MC´s ganhou versão repaginada e muito bem executada por Dexter, Coruja BC1 e Djonga. Pode parecer simples, mas os artistas não tiveram tarefa fácil, levando em consideração a tamanha responsabilidade diante a esta faixa. Fizerem bem e, por isso, a releitura merece destaque. 

Késia Estácio – Clima de Prazer

Artista que se destacou como atriz e também em participação no The Voice Brasil, Késia engatinha aos poucos na carreira musical e, o que percebemos neste single, são os finos requintes do R&B com explosão de forte refrão em paralelo com elementos eletrônicos. Tudo isso, claro, amarrados com a bonita voz da cantora.

Marina Afares – Besouro

O belo single calcado no jazz é um gostinho do EP “Dissolveu”, já disponível nos serviços de straming. A canção leva uma aura de intimidade entre o ouvinte e a artista, que mergulha nas raízes brasileiras, emergentes em detalhes das vocalizações e de percussão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *