Escute o novo disco de China que conta com participação do guitarrista do Sepultura

China. Foto: Pamella Gachido.

Além de Andreas Kisser, outra convidada a participar da gravação de Manual de Sobrevivência para Dias Mortos é a vocalista da Banda Mais Bonita da Cidade

O músico China lança seu quarto álbum solo, intitulado Manual de Sobrevivência para Dias Mortos (MSDM). Cinco anos depois de Telemática (2014) ele vem com essa “pedrada”, que tanto nas letras como no som traduz o Brasil de hoje. A origem punk e o caráter inventivo, marcas desse artista desde quando lançou sua banda Sheik Tosado, no final dos anos 90, são a essência da sonoridade de MSDM, assim como o tempero pernambucano que sempre permeou seu trabalho.

“Vejo o compositor como um cronista da realidade, e a realidade em que vivemos anda bem dura de ser digerida. É impossível observar o que acontece no Brasil e no mundo e não ter um olhar crítico sobre as mazelas e retrocessos. Acredito que a arte ajuda a propagar ideias e pensamentos, e espero que as pessoas reflitam um pouco sobre o que é dito nas canções desse disco”, comenta China.

A trinca que se formou para as gravações do disco é composta por China –que além de cantar, se aventura na programação dos beats, toca baixo, órgão e seleciona samples–, pelo produtor do álbum Yuri Queiroga –que toca violão, guitarra, baixo, micromoog, além das programações e samples– e pelo percussionista Lucas do Prazeres. É dessa interação que nasce a espinha dorsal das canções, uma leitura do Brasil a partir dos sons.

Há convidados especiais como o trombonista Nilsinho Amarante na quase vinheta “Subdesenvolver” e em “O Selvagem”, os guitarristas Neilton (Devotos) em “Fascismo Tupinambá” e Andreas Kisser, do Sepultura (foto) em “Frevo e Fúria”. O filho de China, Matheus Câmara, assina a programação de bateria eletrônica em “Consumo” e em “Mareação”, que também tem baixo de Felipe Faraco e bateria de Arquétipo Rafa. Também há vozes femininas. Bell Puã com sua poesia dura em “Moinhos de Tempo”, Natália Matos que banha de leveza o refrão de “Mareação” e Uyara Torrente (A banda mais bonita da cidade) que traz profundidade a um dos momentos mais lindos do disco, que é o dueto em “Pó de Estrela”.

Andreas Kisser, do Sepultura. Foto: Fernando Pires.

“Manual de Sobrevivência para Dias Mortos” será lançado no dia 31 de maio em todas plataformas digitais. A pré-venda do CD já está disponível no site https://www.chinaina.com.br/.

Atualização: 6 de junho de 2019.
Escute o disco na íntegra:

 

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *