DISCO CLÁSSICO: “Here are the Sonics”, The Sonics

[Por Natasha Ramos]

b00000ir0001_aa240_sclzzzzzzz_

 

 

 

 

 

 

 

 

“Here Are the Sonics”
Selo:
Etiquette
Ano: 1965

Pode-se dizer que a banda The Sonics antecipou em mais de 10 anos a tendência sonora do que viria a ser chamado de punk, posteriormente. Músicas como “Strychnine”,”Psycho” e “The Witch”, que recheiam seu disco de estreia, Here Are The Sonics, baseiam-se em acordes simples, tocados rapidamente, sintetizando o imediatismo musical do gênero.

Os Sonics surgiram como uma banda sem muita pretensão. Mas, apesar da ausência de uma apuração técnica, os caras tinham algo a mais. “Os Sonics não eram grandes músicos”, afirmou, certa vez, Buck Ormsby (baixista do Wailers), que contratou a banda para o selo Etiquete Records, “mas tinham alguma coisa mágica”.

Além de antecipar a energia punk, os rapazes de Tacoma, Washington, acrescentaram à poção nuances do que estava acontecendo na metade década de 60 —a invasão inglesa capitaneada pelos Kinks e o rock’n’roll de Little Richard.

À isso, acrescente letras com temáticas diversas, como a cultura adolescente daquele tempo, carros, guitarras, surf, garotas, além de um universo mais sombrio que incluía bruxas, psicopatas e satan (“The witch”, “Psycho” e “He’s waitin”, respectivamentre).

Considerada uma banda de garagem, os Sonics fizeram barulho com seu single de estreia, “The Witch”, lançado em 1964, que foi o mais vendido no noroeste americano. A partir disso, a banda gravou o LP no AudioCuts, em Seatle, ao vivo —o que é facilmente perceptível pelo ratatá da bateria de Bob Bennett e os gritos de dar frio na espinha do vocalista Jerry Roslie, na maravilhosa “Psycho”.

A banda nunca chegou a fazer um sucesso astronômico em território americano, mas emplacaram uma série de hits em sua região e influenciaram bandas punks como The Dead Boys, com seu estilo e postura; grunges, como Mudhoney; pós-punk, com The Fall e até a garage band, surgida no final dos anos 90, Eagles of Death Metal.

Apesar de existirem há mais de meio século (a banda, formada em 1960, havia parado em 1968 e retornou à ativa em 2008), o som dos Sonics é atualíssimo. Ou será que são as bandas de hoje que estão cada vez mais buscando referências no passado? Questionamentos à parte, se você ainda não ouviu o som dos caras, dá uma conferida no vídeo abaixo deles tocando em março de 2008, em Londres:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=AjzxPBNDcfs&feature=PlayList&p=47F8521647D2B911&playnext=1&playnext]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *