BR-U2: Histórias da saga dos fãs para seguir o U2 vira livro

[por Andréia Martins]

Horas na fila, faça chuva ou faça sol, ou em frente ao computador tentando garantir ingressos. Depois, barraca, colchões, cadeiras e ingresso na mão para passar mais horas e noites acampados na fila do estádio para garantir um bom lugar no show. Essa é mais ou menos a epopéia em que se transformou assistir a um show do U2 no Brasil.

Quem não tem a sua história ou conhece alguém que já passou por isso?

Pois é. Atento a essas histórias, o jornalista Cláudio Della Torre Dirani decidiu juntar todos esses relatos em um livro, Na Rota da BR-U2 e a saga da Invasão Irlandesa no Brasil.

É o terceiro livro do jornalista sobre música. O primeiro foi sobre a discografia de Paul McCartney, Todos os Segredos da Carreira Solo, de 2005, e o segundo, U2 – História e Canções Comentadas, de 2006.

“Foi um sucesso total de vendas. Uma pena que a editora não me pagou até hoje. Estou esperando. Sentado em um sofá bem confortável”, diz Dirani ao falar do primeiro trabalho sobre a banda irlandesa.

Para responder ao revés da editora, com ajuda de uma amiga, ele decidiu pensar em um novo título sobre a banda.

O jornalista Claudio Dirani, que lança mais um livro sobre o U2

“Lá por 2007, ficamos bolando a temática de Na Rota da BR-U2. Inicialmente seria um livro sobre as gravações da banda desde 1980. Mas pensei: por que não fazer algo mais ‘nacional’? Contar as histórias, dramas, emoções e aventuras de quem lutou para comprar ingressos para ver o U2 ao vivo? A ideia cresceu e pensei em entrevistar o maior número de pessoas possível. O resultado foi este, um livro com muitos ‘causos’ de bastidores e itens que jamais tinham sido discutidos desta forma”, conta ele.

E histórias não faltam. “De cabeça é difícil citar as melhores, porque todas são maravilhosas. A da gaúcha Desiré Pedroso, que saiu de sua cidade em uma aventura incrível, é uma das que ficariam no top 10. Ela foi meio, como diz Caetano, sem lenço nem documento, e conseguiu subir ao palco. Mostrou um cartaz para ele [Bono] escrito ‘My name is Desire’, e fez a banda tocar a própria canção no segundo show do Morumbi, em 2006. O Bono duvidou, e ela mostrou o RG. Chegou até a simular um desmaio para ficar bem perto do palco”, diz o jornalista.

Depois da prova, Bono pediu para que The Edge tocasse os acordes de “Desire” e homenageou a garota com um trecho da música.

Já Dirani diz que não é muito de fazer loucuras pelas bandas de rock, embora tenha sua própria história para contar.

“O que passei para comprar os ingressos em 2006 não foi brincadeira. Passei a madrugada na rua em São Paulo. Briguei com gente que furava a fila, encarei cambistas. Quase tive uma insolação. Mas valeu a pena. Ingresso na mão no final das contas. E ainda trabalhei naquele dia. Foi realmente algo incrível”, relembra ele.

Apesar de ser o segundo livro sobre os irlandeses, o jornalista diz que não pretende escrever outro sobre a banda, a segunda entre as suas favoritas, depois dos Beatles.

“Não planejo, a curto prazo, escrever sobre o U2. Não que não seja bacana. Mas pode vir um outro livro por aí em breve, desta vez sobre rock em geral. Mas agora estou promovendo o Na Rota da BR-U2. Penso meio assim, uma coisa de cada vez”.

Depois da saia-justa com a primeira editora, o novo livro foi lançado de forma independente, “por opção”.

“Tem o esforço e investimento de Marcelo Facundo Severo, um amigo que decidiu apostar no projeto, e até agora tem dado muito certo. Ganhei muito mais com o livro assim, embora a distribuição seja de menor alcance. Pretendemos distribuir uma nova leva para o país todo em breve”, diz Dirani.

Para o jornalista, que trabalha com música há mais de 10 anos, escrever sobre rock no Brasil ainda é uma atividade limitada.

“O Brasil não é o melhor lugar do mundo para se escrever sobre rock, mas a gente não pode reclamar. Tem de abrir este próprio espaço. Também faço minhas composições e gravo. De forma amadora, mas eu não vivo sem música”.

Para quem quiser conhecer mais sobre os pitacos musicais de Dirani, pode acessar o blog .

Título: Na Rota da BR-U2 – e a saga da invasão irlandesa no Brasil (R$ 40)
Autor: Claudio Dirani
Ano de Lançamento: 2011
Como comprar: envie um e-mail para cldirani@gmail.com

Blog do Dirani: www.rockreporter.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *