3 COVERS: Madonna indie rock

Por Rafael Gushiken

Com a vinda da diva pela terceira vez ao Brasil na turnê do álbum “MDNA”, vale relembrar que o rock alternativo já se rendeu ao pop contagiante da Blond Ambition. Confira a lista que preparamos:

1- Ciccone Youth – “Into the Groove(y)”

Projeto paralelo dos integrantes do Sonic Youth – Steve Shelley, Kim Gordon, Lee Ranaldo e Thurston Moore – mais a participação do baixista Mike Watt (Minutemen / fIREHOSE). O nome Ciccone Youth é uma brincadeira da junção do nome da banda e sobrenome de Madonna, Louise Veronica Ciccone.

A cover de “Into the Groove” está no disco intitulado de The Whitey Album (1988) como um tributo irônico à própria Madonna e ao pop dos anos 80, contendo regravações de outros artistas como a “Addicted to Love” de Robert Palmer. O disco possui uma sonoridade com beatbox e samplers sem perder o estilo experimental do Sonic Youth.

2- Teenage Fanclub – “Like A Virgin”

O Teenage Fanclub, que teve Kurt Cobain como um grande admirador da banda, regravaram a faixa “Like a Virgin” em seu segundo álbum The King (1991), considerada pela crítica na época como uma sonoridade de guitarras confusas e trashes, devido à espontaneidade intencional da banda.

A faixa-cover entrou na trilha sonora do filme Três Formas de Amar (Threesome, 1994), clássico da “sessão da tarde” anos 90.

3- The Flaming Lips with Stardeath And White Dwarfs – “Borderline”

Para o disco comemorativo dos 50 anos da Warner Brothers Records – Covered: A Revolution in Sound (2009) – Wayne Coyne e sua trupe juntaram-se com a banda de seu sobrinho Dennis Coyne (Stardeath and White Dwarfs) e regravaram a ballad hit “Borderline” em uma contextualização notória e típica do Flaming Lips: doce e psicodélica.

A cover teve até um videoclipe e também foi lançada em vinil compacto de 7” com edição limitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *