Música e Meio Ambiente

tudoquetocotutocas

Quatro amigos apaixonados por música deram vida a uma nova banda: a TUDOqueTOCOtuTOCAS. O som do novo grupo brasileiro é impecável, porém há um grande diferencial que destaca seu estilo de outras bandas no mercado: seus instrumentos. Após muitos estudos e testes, os músicos Fabio Veroneze, Emiliano Castro, Alaor Neves e Ricardo Moreira descobriram que materiais descartáveis poderiam se transformar em fabulosos instrumentos musicais.

A ideia surgiu em janeiro deste ano (2014) quando numa manhã comum, o músico e produtor musical Fábio Veroneze acordou com a ideia incomum: transmitir, por meio de sua arte, a música e sua preocupação com o meio ambiente. Na mesma hora ligou para um grande amigo, o produtor cultural e Curador de arte Sérgio Feliz, contando-lhe sobre a ideia de gravar um disco com instrumentos construídos de materiais recicláveis, achados nas ruas da cidade. Juntos, desenvolveram melhor a ideia e, a partir daí, Fábio convidou três amigos músicos e começaram a recolher e reaproveitar todos os objetos encontrados em caçambas e outros locais de descartes de materiais. Uma antena parabólica descartada foi uma das peças chaves para construção de uma bateria e um pedaço de madeira tornou-se o encaixe perfeito de um violão.

O som extraído destes instrumentos com materiais recicláveis é límpido e não há qualquer diferença dos sons emitidos pelos instrumentos normais. Para o guitarrista Fabio Veroneze a mais bela declaração de amor ao planeta só poderia ter sido feita no Brasil. “Do nada surgiu a ideia e, em uma reunião de amigos, resolvemos dar vida ao nosso projeto. O que era até então motivo de descarte transformamos em música, emoção e prazer”, afirma.

O primeiro CD da banda será apresentado no próxima segunda-feira (15), à partir das 20h, na livraria Cultura do Shopping Market Place. O Grupo apresentará seis obras autorais de música instrumental brasileira e uma regravação da música Tupi-Guarani “Mborai Marae”. Para divulgação, a TUDOqueTOCOtuTOCAS prevê a realização de mais cinco shows gratuitos que serão apresentados para imprensa, convidados e patrocinadores. Durante as apresentações o público poderá comprar os CDs da banda. Os outros shows serão realizados em escolas públicas da cidade de São Paulo nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste.

A TUDOqueTOCOtuTOCAS mostra sua preocupação com o meio ambiente mediante ações sustentáveis em relação a composição dos instrumentos, porém esse cuidado não para por aí e um dos objetivos do grupo é mostrar a importância da reciclagem à população. Foi pensando nisso, que os integrantes da banda confeccionaram cerca de 2.000 livretos contendo informações sobre o projeto, reciclagem e sustentabilidade que serão distribuídos para os públicos presentes nos shows, ONGs, centros sócio-culturais, bibliotecas e escolas públicas, mesmo as que não serão palco das apresentações.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *