Nick Cave e seu 20.000º dia de vida

nick-cave-tom-oldham (1)

Filme conta um dia fictício na vida do frontman da banda The Bad Seeds

[Natasha Ramos]

Nick Cave, líder da banda The Bad Seeds, acorda, em frente à câmera, para seu 20.000º dia de vida. Ficção e realidade se intercalam durante as 24h desse dia fictício, em que o astro do rock participa de sessões de análise, encontra músicos e dirige seu carro com passageiros especiais, com quem discute o presente e o passado, em busca de inspiração. Com tom intimista, o filme permite conhecer o processo criativo de um dos músicos mais inventivos de nosso tempo.

Narrado pelo artista, “Nick Cave – 20.000 Dias na Terra”, que estreia em 12 de fevereiro, foi dirigido pelos documentaristas Iain Forsyth e Jane Pollard e escrito pelos diretores em parceria com Cave. Ao lado do protagonista estão sua mulher Susie, Warren Ellis, parceiro do músico nas bandas Nick Cave and the Bad Seeds e Grinderman, além de outros projetos, e a cantora e atriz Kylie Minogue, com quem o protagonista gravou a música “Where the Wild Roses Grow.

Cave e Wenders

Não é a primeira vez que Nick Cave atua nas telonas. Cave deu o pontapé inicial em sua carreira no cinema no clássico filme de Wim Wenders “Asas do Desejo”, de 1987, no qual o músico dá o ar da graça em uma das cenas, tocando com sua banda no Hotel Esplanade. As duas músicas tocadas na cena integrariam o soundtrack do filme: “The Carny” e “From Her To Eternity”.

Nick Cave

Músico, compositor, escritor e ator, Nick Cave é mais conhecido por sua atuação como líder da Nick Cave and The Bad Seeds, banda de rock formada em 1983 que já lançou mais de 20 álbuns. Cave tem também Grinderman, banda que lançou seu primeiro disco em 2007. Ao lado de Warren Ellis, que também faz parte das duas bandas de Cave, o músico é responsável pelas trilhas de “O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford” (2007) e “A Proposta” (2005), entre outros. Escreveu “And The Ass Saw The Angel” (1989) e “A Morte de Bunny Munro” (2009). Atuou em 17 filmes, entre documentários e filmes de ficção além de inúmeros curtas e especiais para a televisão.

Nick Cave – 20.000 Dias na Terra

95 min., 2014, Reino Unido, DCP

Direção: Iain Forsyth e Jane Pollard

Elenco: Nick Cave, Susie Cave, Warren Ellis, Ray Winstone, Kylie Minogue

Roteiro: Nick Cave, Iain Forsyth e Jane Pollard

Produção: James Wilson e Dan Bowen

Produção executiva: Thomas Benski, Lucas Ochoa, Anna Higgs, Tabitha Jackson, Hani Farsi, Phoebe Greenberg, Penny Mancuso, Paul Goldin, Paul Grindey

Diretor de fotografia: Erik Wilson

Edição: Jonathan Amos A.C.E

Música: Nick Cave e Warren Ellis

Título original: 20,000 days on Earth

Festivais e Prêmios

– Sundance (EUA, 2014) – Melhor Direção e Melhor Edição em Documentário

– Festival de Istambul (Turquia, 2014)- prêmio FIPRESCI

– Athens International Film Festival (Grécia, 2014) – Golden Athena (Music & Film)

– Indicado ao prêmio de Melhor Filme no Festival de Sydney (Austrália, 2014)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *