Flaming Lips, Yo La Tengo, Built to Spill, Bob Mould e mais celebram a música de Daniel Johnston

Hi, How Are You Day, festival que celebra a música de Daniel Johnston, reúne Flaming Lips, Yo La Tengo, Bob Mould e mais em Austin

Flaming Lips (foto), Built To Spill, Yo La Tengo, The Black Angels, Gavin DeGraw, Bob Mould, The Moth & The Flame, e Bob Schneider. Esses são apenas algumas das bandas e artistas que vão tocar na segunda edição do Hi, How Are You Day, um tipo de festival-celebração que acontece anualmente na data do aniversário do compositor texano Daniel Johnston: 22 de janeiro.

Essa edição é um grande passo para a o evento que levanta fundos com o intuito de chamar a atenção para a importância da saúde mental, e que teve sua primeira edição em janeiro de 2018 na Mohawk, casa de shows hype localizada no centro de Austin, com músicos da cena local da capital texana.

O líder do Flaming Lips, Wayne Coyne, disse que a banda vai participar desta segunda edição “porque nós amamos a música do Daniel [Johnston], e fazer parte de algo que celebra sua música com um monte de outros artistas é sempre divertido… e nós amamos Austin… qualquer desculpa para tocar lá é legal pra gente.”

Os co-fundadores do projeto Hi, How Are You Tom Gimbel e Courtney Blanton criaram o evento para “educar as pessoas no mundo inteiro sobre a importância da saúde mental e do bem-estar enquanto promove a cultura da inclusão”.

O irmão de Daniel Johnston e também co-fundador do projeto, Dick, acrescenta: “A missão do Hi, How Are You é apresentar ao mundo a arte e música de Daniel e tornar rotineiro que reconheçamos o valor de pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, dificuldade de aprendizagem e doenças mentais”.

Quem é Daniel Johnston?

Johnston é um músico, compositor e artista visual conhecido como uma figura significante da cena da música alternativa, principalmente no Texas. Ele começou a gravar sua música no começo dos anos 1980 em fitas cassete sozinho em sua casa e o som do cara é frequentemente citado por sua “alma pura e infantil”. Daniel passou períodos extensos de sua vida em instituições psiquiátricas e foi diagnosticado com esquizofrenia e transtorno bipolar. Seu status cult foi impulsionado quando Kurt Cobain foi visto usando uma camiseta que apresentava o arte do disco de 1983 de Johnston, intitulado “Hi, How Are You” (foto). Em 2005, Johnston foi assunto do documentário The Devil and Daniel Johnston.

Hi, How Are You Day

Quando: 22 de janeiro, terça-feira
Onde: Austin City Limits Live no The Moody Theater (310 Willie Nelson Blvd
Austin)
Quanto:  $49-$79 dólares no site da casa de shows

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *