Josyara e Giovani Cidreira se unem em disco de sonoridades tortas e muito barulho

Cantores compartilham composições no álbum “Estreite”

Por Lucas Lima

Josyara e Giovani Cidreira estreitam relações, dobram vozes e compartilham composições em novo disco capitaneado pelo experimentalismo e a estranheza das canções. A sonoridade rústica do violão une-se a intervenções tortas de elementos eletrônicos, que, por vezes, parece causar um exagero proposital. Prova disso é a faixa “Meninas Irmãs pt 2”, onde os artistas chegam aos extremos e levam aura punk para a canção. 

Seja de propósito ou não, Estreite não é um disco fácil de ser apreciado. É um registro de pouca proximidade com o pop, com raros refrões cativantes e, embora exista um apelo de sintetizadores e elementos eletrônicos, apenas a música “Virá” leva aos ouvintes  uma atmosfera de “pista de dança”.

O álbum torna-se interessante justamente por ser um imenso quebra-cabeças, por vezes psicodélicos, por outros, como já mencionado, mais próximo de estética punk (embora exista o paradoxo de tanta coisa em um lugar só). A exceção dessa grande mistura fica com “Estreite”, faixa-título que exala leveza. Outra que quase vai no mesmo caminho é “Anos Incríveis”, porém, de acordo com a progressão da música, acontecem desdobramentos quase improváveis. Ainda assim, é uma música com intensidade abaixa das demais. 

O ponto negativo nisso tudo é que, diante a tanta coisa, muito se perde. Alguns detalhes são perceptíveis apenas com muita atenção; o virtuosismo acústico, centrado no violão, por vezes passa batido, embora seja um dos pontos que centraliza a estética do trabalho. A poesia das canções também fica em segundo plano por algumas vezes, tendo em vista os tantos sons que viajam pelos ouvidos.

Levando tudo isso em consideração, o que podemos concluir é que Estreite, que tem produção assinada por Junix 11, é um disco de muito barulho e isso nos leva a pontos positivos e negativos. Se os pontos positivos vão sobressair os negativos, só o tempo dirá.

Artista: Josyara e Giovani Cidreira
Álbum: Estreite
Selo: Joia Moderna
Faixas: 
1) Palma
2) Molha
3) Meninas Irmãs (Pt.1)
4) EstreiteMeninas Irmãs (Pt.2)
5) Anos Incríveis
6) Virá
7) Farol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *