10 músicas para ouvir no final de semana #2

Por Lucas Lima

Com a chuva de singles lançados toda semana, pode ser difícil escolher o que ouvir. Tendo este pretexto como base, selecionar e divulgamos todos os sábados 10 canções lançadas recentemente para você ouvir no final de semana. Você pode escutar as faixas em nossa playlist, que é atualizada a cada sete dias (acesse no final da matéria). Confira os artistas da segunda edição:

Bruno Capinan e Luana Carvalho – Paetê 

Letra e melodia dividida entre os dois artistas, “Paetê” nos traz a fina atmosfera do clássico samba brasileiro, onde podemos citar referências como Vinícius de Moraes e até mesmo Beth Carvalho, mãe de Luana. Em síntese, a letra, cantada com muita sensibilidade pelos músicos, fala sobre amor e felicidade.

Isa Roth – Voltando Pra Casa

A baiana Isa Roth traz sonoridade colorida do pop rock para falar sobre amor. Comum, não é? Não neste caso, onde as figuras centrais deste amor são os cachorros de Isa e Bruno Bastos. 

“A música ‘Voltando Pra Casa’ a princípio foi feita contando a história que eu e meu companheiro Bruno Bastos tivemos nas nossas experiências com cachorrinhos ao longo da vida, então a música é uma declaração de amor de um dono pra seu cãozinho. Mas depois de pronta percebemos que a música possibilitava 2 interpretações, a do carinho de um dono pelo seu pet e também a uma paixão extremamente intensa viveram com lambidas e tudo, verdadeira e com prazo de validade. Sabe quando a gente está apaixonada por alguém que a gente sabe que não vai ser para sempre, mas é tão intenso e bom que a gente só quer que seja eterno enquanto dure? Então… Aí vai do receptor e dos sentimentos que ele desenvolver para essa história”, explica Isa.

Consentrio – Qual é a Questão

A banda proveniente de Pelotas (RS) tem lançado diversos singles durante o período de pandemia. A mais recente é “Qual é a Questão”, rock alternativo grooveado feito em parceria com o músico Dipa, também de Pelotas. 

Yannick Hara – Vida Offline

Nesta faixa, Yannick se junta a Asaph e BIG THE KIID para chamar as pessoas para vida real. Canção, que tem produção do beatmaker Paulo Júnior, tem alto teor crítico sobre as novas tecnologias, que, para o bem ou para o mal, regem o mundo nos dias de hoje. “Realmente precisamos ficar conectados 24 horas por dia? Essa música aborda essa questão enquanto incentiva o público a vivenciar experiências reais. A alta tecnologia reflete diretamente na baixa qualidade de vida”.

Jortacio – Conta-Gotas

João Ortácio, o Jortacio, ingressa em carreira solo depois de ser vocalista e guitarrista da banda porto-alegrense Renascentes. Em conta-gotas, o artista traz com base acústica em dedilhado no violão, a simplicidade de uma doce canção, embora o tema central não seja tão fácil de ser digerido: o final de um relacionamento. 

Verossímio – O Molotov

Cadu Marconi emerge no cenário musical com o projeto Verossímio e, para isso, chamou Luciane Dom para dobrar vozes em “O Molotov”, canção de reflexão social que mescla o rock com a MPB. 

“‘O Molotov’ começou a ser escrita em 2013, no meio das manifestações.  Deixei ela parada e retomei no ano passado, percebendo só agora que ela é uma visão pessoal de como seria hoje caso 2013 tivesse ‘dado certo’, se tivesse criado, ao contrário da onda conservadora, uma onda boa, como diz o refrão”, explica o artista.

Boogarins – Inocência

A já tradicional psicodelia do grupo goiano vem com beats experimentais, cada vez mais presente na obra da banda, que tem abusado de elementos eletrônicos. Aqui, as interferências encaixaram perfeitamente. A música estará em um novo álbum do grupo, com outtakes de trabalhos anteriores, a ser lançado no final deste mês.

Duda Brack – Contragolpe

Duda Brack usa sua visceral voz nessa canção de protesto, em parceria com Lúcio Maia. A faixa antecipa o próximo disco da cantora, ainda sem data de lançamento divulgada.

Julio Secchin – Festa do Adeus PT.2

O já recorrente “funk indie” de Julio Secchin tem sucesso em combinação com letra descontraída sobre perder um grande amor. Sofrência? Não para Júlio, que faz mais uma festa do adeus. 

Kikito – Sai Dessa

Mais um nome da frutífera cena de Belém (PA), Kikito junta o samba com elementos eletrônicos em “Sai Dessa”, single em parceria com Malu Guedelha e sintetizado como “dark tropical” pelo artista. A faixa, inclusive, antecipa o próximo álbum do músico, onde o tema central será justamente este conceito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *