Noite de Barulho: uma das melhores festas em São Paulo atualmente

A festa é realizada pelos irmãos Márcio e Gilberto Custódio, donos da lendária loja Locomotiva Discos. A segunda edição da Barulho acontece hoje (1/10), no Fenda 315

Márcio Custódio, um dos idealizadores da Barulho, durante a primeira edição da festa

[Por Natasha Ramos]

Não sei quanto a você, mas, hoje em dia, para eu ir a uma festa, ela tem que ser muito boa. Não sei se é porque tenho mais de 30 ou me acostumei muito a ficar em casa pós períodos de quarentena, mas para algo me empolgar a ponto de encarar toda a rotina que envolve um programa como esse em São Paulo, não pode ser qualquer coisa.

Talvez esse sentimento seja compartilhado por mais pessoas da minha geração. Não é à toa que o slogan de uma festa em São Paulo bastante frequentada pelo público alternativo, o Bailindie, seja: “Que tipo de festa faz você sair de casa?”. 

Com isso em mente, esbarrei por acaso numa das festas mais legais acontecendo atualmente na capital paulista: a Noite de Barulho. Se você curte indie, punk e shoegaze, como a pessoa que vos escreve, então essa festa é para você. 

Com o slogan “Make Youth Sonic Again”, fazendo uma clara alusão à banda Sonic Youth, a primeira edição da festa aconteceu no último dia 13 de agosto, no Fenda 315, bar localizado no bairro de Perdizes, e reuniu um público acima das expectativas. 

“Eu esperava umas 20 pessoas e foram 120. Surpreendeu! Tava uma energia boa, uma vibe incrível! Fiquei feliz que veio um pessoal mais jovem do que eu imaginava”, contou ao Palco Alternativo o Márcio Custódio, da Locomotiva Discos, loja localizada no centro de São Paulo, e um dos idealizadores da festa. 

Além da Barulho, os irmãos Custódios promovem, desde 2011, Feiras de Discos de Vinil itinerantes, que reúnem dezenas de expositores de todo o Brasil, com um amplo acervo de LPs. A última edição aconteceu no Cine Belas Artes, em São Paulo.  

Para saber mais sobre a festa, nós, do Palco Alternativo, batemos um papo com o Márcio Custódio, que nos contou mais detalhes sobre a “noite dançante com DJs”. Confira a entrevista na íntegra!

Palco:  Você já realizou outras festas assim antes?

Márcio: Já fiz muitas festas e já discotequei em muitos lugares. As festas na cidade comecei a promover há 23 anos, em 1999. Criei a SOUND no DJ Club, festa que fez muito sucesso nos anos de 2001 e 2002, explodiu, e que se manteve firme e forte até 2020, quando veio a pandemia. Já fiz muitas festas em SP, e também em Londres, onde morei por oito anos. 

Palco: Por que realizar uma festa como essa agora? Qual o diferencial da Barulho em meio a tantas festas em São Paulo?

Márcio: Fiquei anos afastado da noite. Mas, em 2022, me deu vontade de discotecar novamente, de tocar as coisas que gosto, numa pista de dança, com som alto, luzes e álcool na cabeça, então, criei a festa Barulho.

Que outra festa toca Velvet Underground, Idles e Fontaines DC e a pista fica cheia? Só vi isso na Barulho mesmo. 

Palco: Atualmente, você está promovendo a festa no Fenda 315. Por que esse lugar? Pensa em levar a festa para outros espaços?

Márcio: Estou fazendo no Fenda 315 porque adoro esse lugar, acho incrível, aconchegante, curto a vibe, as pessoas que trabalham lá, os frequentadores, sempre me diverti muito no Fenda todas as vezes que fui. Então, decidi fazer lá. Sobre fazer em outros lugares, ainda nem pensei nisso. Depois eu vejo.

Palco: A festa foi pensada para qual público?

Márcio: A festa Barulho foi pensada para atrair amantes da música, pessoas que genuinamente curtem Indie, Punk e Shoegaze, e que sentem prazer em dançar esses estilos de música, independente da idade. Pode ser jovem ou véio, se a pessoa tiver pique e ânimo, é isso que importa.

Palco: O que você acha de outras festas, como a Bailindie voltada a um público mais velho?

Márcio: Acho legal a Bailindie, pois essa festa tirou os indie-véio de casa, a galera que frequentava lugares como Retrô, Torre, DJ Club e Funhouse há 20 anos, e que estavam sem muitas opções para sair e dançar, voltaram a sair no Bailindie, e isso é muito positivo. Sinal que os véio continuam com bastante pique pra sair e dançar.

Palco: A festa tem um grupo no Whatsapp, em que você meio que incentiva as pessoas a conversarem e se conhecerem, né? A ideia da festa é aproximar as pessoas?

Márcio: Sim, a ideia é aproximar as pessoas, criar uma espécie de comunidade entre a galera com o mesmo gosto musical, um lugar onde as pessoas tenham afinidade entre elas, e que elas assim possam socializar, dançar, fofocar, conversar sobre música, cinema, e também flertar, paquerar e tals…

Palco: Quais músicas não podem faltar na playlist da festa? Como é o processo de escolha das músicas?

Márcio: Top 5 de músicas que não vão faltar na Barulho:

1) Idles – “Never Fight A Man With A Perm”

2) Amyl And The Sniffers – “Guided By The Angels”

3) Fontaines DC. – “Liberty Belle”

4) Hüsker Dü – “I Don’t Know For Sure”

5) David Bowie – “Moonage Daydream”

O processo de escolha das músicas é baseado no meu gosto pessoal, somado à energia e vibe da pista.

>> Ouça a playlist da festa Barulho aqui!

Noite de Barulho

Quando: Hoje, 1 de outubro, a partir das 19h
Onde: Fenda 315 | R. Dr. Cândido Espinheira, 315 – Perdizes, São Paulo
Quanto: R$ 20 antecipado, R$ 30 na porta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *